Você está em: Saúde | Dicas para baixar o colesterol
Subscreva já a nossa newsletter
Nunca deve de fazer compras com o estômago vazio.
Dicas para baixar o colesterol

A maioria das pessoas pode baixar os seus níveis de colesterol sanguíneo simplesmente por mudar a sua dieta, perder o excesso de peso e fazer algum exercício físico.
Quando o colesterol está demasiadamente elevado, pode ser necessária uma intervenção farmacológica para o baixar, no entanto, em muitos casos os níveis de colesterol podem ser controlados por pequenas mudanças de dieta e de estilo de vida:

Coma menos comidas ricas em gordura, especialmente gordura saturada e colesterol;

Reduza o consumo de gorduras para menos de 30% das suas calorias diárias;
Reduza a ingestão de colesterol para menos de 300 mg por dia;

Faça exercício físico moderado;

Em último caso, procure ajuda médica. Existem medicamentos para baixar o colesterol. Eles não deverão ser a primeira escolha do seu médico mas poderão ter importância se o resto falhar.



Que tipos de exercícios devo fazer?

Não deve passar de uma vida sedentária para um nível de exercício elevado que pode ser prejudicial para a sua saúde, no entanto, um nível de exercício mesmo moderado pode trazer benefícios significativos.

Exercício físico regular e moderado traz mais benefícios que exercício intenso e esporádico.

Exercício regular é o que mais benefícios traz ao perfil de colesterol.

Mesmo exercício físico muito moderado como jardinagem, passeios a pé, dança de salão ou bricolage pode trazer benefícios significativos.

Exercício físico um pouco mais vigoroso como natação, jogging, bicicleta ou marcha pode aumentar os níveis de bom colesterol (HDL).

Independentemente do tipo de actividade, certifique-se que não a aumenta repentinamente. Comece pouco a pouco. Não tente no primeiro dia parecer um desportista profissional.

Verifique com o seu médico se tem problemas de saúde que o impeçam de fazer exercício físico. Ele pode aconselhá-lo sobre o tipo de exercício que melhor se adequa ao seu estado de saúde.

Artigos relacionados:
 O que é o colesterol?
 O que comer
 Perigos do colesterol








Imprimir este artigo 
Enviar artigo por email 
Homepage