Você está em: Saúde | O que é o colesterol?
Subscreva já a nossa newsletter
Aumente o consumo de legumes e verduras !
O que é o colesterol?

O colesterol é uma substância gorda, presente no nosso corpo e, ao contrário do que muitos pensam, é essencial para a vida. Apenas se torna prejudicial quando os seus níveis excedem certos limites.
O colesterol do nosso organismo provém de duas fontes, uma endógena e outra exógena. A fonte endógena, o fígado, é responsável pelo fabrico da maior parte do colesterol que possuímos. A alimentação, a fonte exógena fornece uma quantidade adicional, pois o colesterol existe em quantidades significativas em produtos animais como carne, ovos e lacticínios.


Colesterol e lipoproteínas

O colesterol é transportado através da corrente sanguínea por certas proteínas designadas por apolipoproteínas. Estas ligam-se ao colesterol e outros lípidos formando lipoproteínas que os transportam através da corrente sanguínea.

Embora existam mais, fala-se geralmente de 2 tipos de lipoproteínas associadas com o colesterol:
Lipoproteínas de elevada densidade (High-density lipoproteins - HDL). Associadas ao bom colesterol;
Lipoproteínas de baixa densidade (Low-density lipoproteins -LDL). Associadas com o mau colesterol.


Níveis normais de colesterol

Nas análises clínicas de rotina é, hoje em dia, normal determinar-se o colesterol total, o colesterol LDL e o colesterol HDL.
Níveis elevados de colesterol total e colesterol LDL têm sido relacionados com a arterosclerose e doença coronária, no entanto, níveis elevados de colesterol HDL parecem ter o efeito de reduzir os efeitos do mau colesterol.
É difícil estabelecer um limite para os níveis de colesterol. Os níveis aceitáveis variam de país para país e mesmo entre especialistas. É, no entanto, consensual que níveis superiores a 240 mg/L são demasiadamente altos e que será desejável possuir níveis inferiores a 200 mg/L de colesterol total.
O valor do colesterol total não é tudo. Os níveis de colesterol LDL (o mau colesterol) deverão ser de preferência inferiores a 100 mg/L. Níveis de 130 mg/L são o limite do aceitável e níveis superiores a 160 mg/L são demasiadamente altos.
Por outro lado, é desejável que os níveis de HDL sejam superiores a 40 mg/L. É uma questão de aritmética. Quanto mais elevada for a percentagem de colesterol HDL, mais seguro pode ser o seu nível de colesterol total.



Artigos relacionados:
 Dicas para baixar o colesterol
 O que comer
 Perigos do colesterol








Imprimir este artigo 
Enviar artigo por email 
Homepage