Você está em: Dietas | Insulina e dieta
Subscreva já a nossa newsletter
Aprenda aqui como perder peso sem deixar de comer aquilo que mais gosta.
Insulina e dieta

Insulina não é um tema que interesse só a diabéticos. Saiba como os níveis de insulina podem fazer toda a diferença numa dieta
Quando os níveis de glucose no sangue ficam demasiado altos, como acontece após uma refeição rica em carbohidratos, o pâncreas segrega insulina a qual abre a porta das células e permite a entrada deste açúcar para dentro das mesmas.

Uma vez no interior das células, a glucose é usada como fonte de energia ou guardada sob a forma de glicogénio. A insulina promove ainda o armazenamento de gordura pelo que é importante que os níveis de glucose no sangue nunca sejam demasiado altos para não potenciar a formação de gorduras.

Quando os níveis de insulina são demasiado altos, a glucose é retirada em excesso do sangue o que origina o aumento do apetite. Ao mesmo tempo a acumulação de gordura é favorecida.

Diferentes alimentos têm diferentes efeitos nos níveis de glucose no sangue. Alimentos ricos em carbohidratos e pobres em fibra como os doces e o pão refinado tendem a ser absorvidos rapidamente e provocar um aumento muito rápido dos níveis de glucose no sangue. O corpo reage produzindo insulina em excesso a qual baixa em demasia os níveis de glucose no sangue aumentando o apetite ao mesmo tempo que força a glucose a entrar para dentro das células estimulando a produção de gordura.

Outros alimentos como pão integral e os cereais ricos em fibra, embora também ricos em carbohidratos são absorvidos a uma velocidade mais lenta e não produzem um pico tão elevado dos níveis de glucose. Deste modo, quem os ingere, sente-se saciado durante mais tempo e não produz tanta gordura com a sua ingestão.

Algumas pessoas desenvolvem aquilo que se chama a resistência à insulina. Nestas pessoas os níveis de insulina são mais elevados que o normal, o que pode ser um factor adicional a dificultar uma dieta de emagrecimento. O exercício físico é particularmente benéfico para estes indivíduos uma vez que tende a normalizar os níveis de insulina circulantes.

O índice glicémico mede o efeito dos alimentos nos níveis de glucose do organismo. Alimentos com índices glicémicos elevados causam um aumento demasiado rápido dos níveis de glucose e por isso devem consumidos moderadamente.

Artigos relacionados:
 Tabelas de índice glicémico








Imprimir este artigo 
Enviar artigo por email 
Homepage