Você está em: O que é a celulite ?
Subscreva já a nossa newsletter
Não passe fome. Dieta com fome não resulta !
O que é a celulite ?

Para reduzir a celulite que tal começar por entender o que é e quais as suas causas? Vai ver que é mais fácil combater um inimigo que se compreende.
O que é?

A celulite resulta da acumulação de gordura nas camadas superficiais da pele causando o conhecido efeito casca de laranja. Este problema afecta a maioria das mulheres e não é exclusivo de pessoas com excesso de peso. Investigações recentes mostram que pode haver uma predisposição familiar para a celulite, relacionada com os níveis de estrogénio, uma hormona feminina.

Numa hipoderme saudável, a gordura existente está perfeitamente compartimentada nos tecidos e a pele apresenta uma textura lisa. Uma rede capilar bem estruturada fornece ao tecido adiposo o oxigénio e os nutrientes necessários e permite uma eficiente remoção de toxinas. Em tecidos com problemas a rede capilar fica alterada assim como a rede de fibras de colagénio. Este processo irá dar origem ao aparecimento de celulite. Os factores que potenciam o aparecimento de celulite incluem mudanças físicas e fisiológicas que possam produzir problemas capilares e circulatórios nos tecidos superficiais da pele. Pensa-se que esta camada seja enfraquecida pelos estrogénios e que devido a isso perca grande parte do seu colagénio. A estrutura do tecido fica alterada, a remoção de toxinas torna-se muito difícil, e a gordura existente deixa de poder ser utilizada como fonte de energia. Como resultado a massa gorda expande-se para a pele causando o efeito inestético de ondas e de covas característico da celulite.


Quais as causas?

Alguns factores contribuem para o desenvolvimento da celulite:
Excesso de ingestão de fritos, álcool e doces;
Tabaco;
Stress;
Problemas de circulação;
Falta de exercício;
Ingestão insuficiente de água;
Mudanças nos níveis hormonais (como as que ocorrem por exemplo durante a gravidez).

Artigos relacionados:
 Dicas para evitar a celulite
 Celulite: produtos e tratamentos
 Exercícios para combater a celulite
 Aprenda a avaliar a celulite








Imprimir este artigo 
Enviar artigo por email 
Homepage